Kika Ortodontia

Caro Ortodontista

Você já se perguntou porque as maiores montadoras de carro de luxo do mundo como a Lamborghini, BMW e a Audi passaram a usar a tecnologia da solda a Laser?

Muito simples, pela rigidez proporcionada para suportar as torções e impactos, pela busca do menor peso e pelo conforto, assim temos projetos seguros, resistentes e confortáveis.

Agora imagine oferecer aos seus clientes a Tecnologia da Solda a LASER em um “simples” aparelho ortodôntico, com capacidade de absorver as forças exercidas, com peso reduzido, sem as grotescas e tóxicas soldas de prata que oxidam com o tempo, com conforto e estética incomparáveis, além das infinitas possibilidades de novos aparelhos. Mais que oferecer uma terapia, você pode oferecer o luxo e a tecnologia da Lamborghini aos seus pacientes, pense nisso!

Solda a Laser na Ortodontia Laboratorial

O LASER descrito por Albert Einstein em 1917 significa ‘Amplificação da luz através da emissão estimulada de radiação”, que se torna interessante devido a produção de um feixe de radiação de alta qualidade, independente de sua quantidade, que junto ao Argônio (Ar) de alta pureza, torna-se indispensável para se obter uma eficiência máxima nas soldas.

Seu processo se dá pela fusão localizada de metais diversos, através do bombardeamento por feixe de luz concentrada, coerente e monocromática de alta intensidade, tendo como vantagem sobre os métodos convencionais, a penetração completa, a qualidade das juntas e por ser realizada de forma autógena, nos libera do uso de materiais tóxicos como a solda prata.

Toxicidade da solda prata

A “World Health Organization International Agency for Research on Câncer” e “United States National Toxicology Program” consideraram o cádmio, cobre, prata e zinco, componentes da solda de prata, como metais com potencial carcinogênico em humanos e para o International Register of Potentially Toxic Chemical of United Nations Environment Program, esses componentes, são considerados produtos químicos potencialmente perigosos, e estão incluídos na lista de substâncias de grande risco a saúde humana.

E como isso ocorre no dia-a-dia?

Os fluidos bucais causam a corrosão nas soldas de prata, liberando esses íons com potencial de toxicidade ao organismo, diferente da solda a LASER que segundo estudos realizados, é bem tolerada pelas células, tendo assim alta biocompatibilidade.

A solda de prata em Ortodontia, é um material tóxico, que inibe a proliferação, crescimento e desenvolvimento de células e que a liberação dos íons zinco, cobre, prata e cádmio influenciam fisiologicamente e metabolicamente a cavidade oral pelas solda utilizada nos aparelhos ortodônticos e no processo corrosivo que é desencadeado.

Referências
  • Azevedo CRF. Characterization of metallic piercings. Engineering Failure Analysis.2003(10):255-63.
  • Sestini S, Notarantonio L, Cerboni B, Alessandrini C, Fimiani M, Nannelli P, et al. In vitro toxicity evaluation of silver soldering, electrical resistance, and laser welding of orthodontic wires. European journal of orthodontics. 2006 Dec;28(6):567-72. PubMed PMID: 17035485.
  • Freitas MP. Toxicidade da Solda de Prata Utilizada em Ortodontia: Estudo "In Vitro" & "In Situ" [Doutorado em Materiais Dentários]. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 2008.
  • Freitas MP, Oshima HM, Menezes LM, Machado DC, Viezzer C. Cytotoxicity of silver solder employed in orthodontics. The Angle orthodontist. 2009 Sep;79(5):939-44. PubMed PMID: 19705945.
  • Menezes LM, Freitas MP, Gonçalves TS. Biocompatibilidade dos materiais em Ortodontia: mito ou realidade? . R Dental Press Ortodon Ortop Facial. 2009;14(2):144-57.
Cristiane B. André (Kika)

CRO: 5995

Tecnólogaem Radiologia
Técnica em Prótese Dentária
Especialista em Ortodontia e Ortopedia

Controle Biomecânico e Excelência na Movimentação Ortodôntica

Passos Clínicos

Para o sucesso ortodôntico é imprescindível ao profissional estabelecer os objetivos do tratamento ortodôntico, determinando quais os movimentos necessários para o seu alcance. O próximo passo é determinar como executar esses movimentos.

Cada vez mais procuramos a movimentação mais efetiva, com menor custo biológico e que proporcione ao paciente o maior conforto e a mínima necessidade de cooperação. Hoje existem condições tecnológicas e científicas para que possamos individualizar o plano de tratamento à necessidade de nosso paciente respeitando suas necessidades, expectativas e limitações biológicas.

Dificuldades Atuais

Acredito que você, assim como eu, já se deparou com casos onde a necessidade de sistemas de forças complexos se tornaram inviáveis em virtude do desconforto causado ao seu cliente.

Sim! Infelizmente, muitas vezes não atingimos um ótimo controle da biomecânica, ao encontrarmos limitações entre os possíveis “designs” existentes.

O que a Solda Laser pode fazer pelo seu paciente

Imagine um mundo onde podemos modelar o aparelho totalmente ajustado à cavidade bucal. Associando conforto, ancoragem ideal e uma configuração que trace a linha de ação de força que mais se adeque à movimentação desejada! A introdução da solda a Laser na ortodontia traz uma opção única para criação de um design leve e confortável, oferecendo um leque de opções de espessuras e diferentes ligas metálicas individualizado ao seu paciente com aparelhos modelados à sua necessidade biomecânica e respeitando os limites biológicos.

Os aparelhos soldados oferecem um tamanho reduzido, muitas vezes sem o uso da resina acrílica, oferecendo maior conforto e facilidade de higienização.

O uso de fios mais espessos oferece um maior controle biomecânico por evitar deflexões indesejáveis durante a movimentação, isso amplia significativamente o controle da ancoragem e o controle da linha de ação da força ao seu ponto de aplicação. A possibilidade de soldagem de diferentes ligas metálicas proporciona uma configuração que estaleleça um sistema de forças específico.

Unindo aparelhos mais leves e confortáveis ao controle da ancoragem e das linhas de ação de força convidamos você a usufruir dessa tecnologia e proporcionarmos juntos novos dispositivos e conquistarmos grandes sorriso de seus pacientes.

Dr. Walter Iared

CRO: 46289

Consultor do Laboratório Kika Ortodontia
Mestre em Ortodontia
Doutorando em Medicina Baseada em Evidências

Projetos

O Laboratório Kika Ortodontia se disponibiliza a participar de projetos de pesquisa, junto a instituições de ensino, oferecendo aparelhos ortodônticos com a tecnologia LASER.

Para que nosso empenho em melhorar cada vez mais o nível de evidência dos procedimentos ortodônticos temos que executar nossos estudos com a maior isenção, qualidade metodológica e respeitando a instituições reguladoras.

Nossa empresa, empenhada em oferecer serviços de maior qualidade procura sempre apoiar os avanços científicos da ortodontia, oferecendo nossos serviços para pesquisas de qualidade. Para isso, solicitamos o envio dos seguintes itens para que possamos iniciar os procedimentos a serem por nós executados:

  • Descrição completa do projeto científico contendo toda a sua metodologia.
    • Obs: Caso haja discordância ou dúvidas com relação à metodologia a ser aplicada, reservamos o direito de sugerir um profissional com expertise na área de metodologia científica para sua adequação.
  • Cópia da autorização comitê de ética registrado na plataforma Brasil.
  • Cópia dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido assinados por todos os participantes dos estudos ou seus responsáveis legais.
  • Autorização de uso de arquivos dos casos utilizados no estudo para que nossa empresa possa incluir os dados avaliados em outros estudos que avaliem os aparelhos utilizados em sua pesquisa.
  • O compromisso formal de que os resultados serão divulgados por meio de publicação científica em periódicos científicos pertinentes ao assunto abordado ou pela disponibilização dos dados para que estes sejam utilizados para outros estudos originais ou de divulgação científica.

Crie seu aparelho

Se você tem um dispositivo em mente, que antes ficava inviável sua produção, envie sua ideia, que desenvolveremos seu dispositivo, seguindo suas prescrições.